Atuante desde 1999


Vizinhança "pesa" na Avaliação Imobiliária

Se você deseja comprar um imóvel, não caia na "tentação" de apenas conhecê-lo por dentro. Veja cuidadosamente a vizinhança e sua localização, pois isso influencia muito no valor do imóvel.

Um apartamento localizado em um bom bairro residencial, mas com difícil acesso a supermercados ou a meios de transportes coletivos pode ter seu valor reduzido. Já o que ficar próximo à avenidas com grande circulação de ônibus facilitando assim o dia a dia das pessoas, terá maior valor.

Segundo estudos na Baixada Santista, o preço final de um apartamento pode variar até 20% por conta da sua localização. Em Santos, bairros considerados "nobres" como a Ponta da Praia, Aparecida, Embaré e Gonzaga apresentam valor cerca de 15% a cima de imóveis localizados no Macuco, Estuário ou Campo Grande, por exemplo.

Contudo, imóveis que possuem ao lado ou muito próximo deles, templos religiosos, delegacias de polícia, instituições de ensino, oficinas mecânicas, feiras livres, bares e prontos-socorros são desvalorizados. Isso vale para qualquer tipo de apartamento ou casa. As pessoas não gostam de morar próximas de locais com muito barulho ou grande circulação de pessoas.

É claro que fatores como idade e perfil do comprador fazem grande diferença. Para pais jovens, com filhos pequenos, morar ao lado de uma escola infantil pode ser muito útil. Mas um casal aposentado talvez prefira o sossego e a facilidade de transporte público próximo.

Quando se fala em avaliação imobiliária, muita coisa é relativa. Mas tenha certeza que a localização tem grande influência no preço final.